A espera valeu apena! Aconteceu no passado dia 24, no Instituto Guimarães Rosa, a primeira premiação LGBTQIAP+ em Angola, Queer People Awards 2023, organizada pela revista Queer People em parceria com a Embaixada Britânica em Luanda.
A premiação, que para a edição de 2023 contou com 12 categorias, reuniu diversas figuras Queer angolanas, activistas e empreendedores, e entidades diplomatas para a celebração da defesa dos direitos das minorias sexuais em Angola.
Queer People Awards, é uma premiação direcionada a comunidade LGBTQIAP+, idealizada/criada pela revista Queer People em 2021. Projetada para celebrar e premiar os vários indivíduos e organizações LGBTQIAP+, bem como, os seus aliados e parceiros, pelo trabalho árduo que têm feito anualmente na defesa pelos direitos humanos das pessoas LGBTs em Angola(incluindo a sua integração social e respeito pela sua existência) em 12 categorias:
Personalidade do Ano, Organização/Movimento/Activista Independente do Ano, Iniciativa Cultural do Ano, Aliados do Ano, Artista do Ano, Digital Influencer do Ano, Empreendedor(a) do Ano, Designer do Ano, Organizador/a/es Cultural do Ano, Parceiros do Ano, Organização Pioneira (honraria), e, Iniciativa Social Essencial.
Para a edição de 2023, a premiação homenageou quatro instituições diplomáticas e duas organizações Internacionais pelo trabalho que têm vindo a desenvolver/apoiar em prol da defesa dos direitos humanos das minorias sexuais em Angola.
Várias foram as figuras LGBT (e não LGBT) que marcaram presença nessa que é a maior noite Queer em Angola. Conde dos Bolos, Carlos Fernandes, Victoria Garcia e Janete Chaves, marcaram presença na estreia desse evento que promete ser um ato tradicional da cultura Queer angolana.