Muito ainda se discute sobre um possível factor determinante ou origem da orientação sexual nos seres humanos, da Homossexualidade em particular. No caso da Homossexualidade, alguns estudiosos dos diversos costumes culturais em Angola, afirmam que a “Homossexualidade e a Bissexualidade são antinatural” e, que “comportamentos Homossexual e Bissexual não são encontrados no reino animal”.
Afirmações como essas geram sempre muita discussão, com várias opiniões que divergem. Em primeira instância é preciso saber que, o acto de acasalamento na maior parte dos animais surge primordialmente pela necessidade de reprodução, dar continuidade a existência da espécie, mas isso não anula o prazer sexual que os animais (mamíferos) sentem durante o ato. Em comparação aos seres humanos que, nos dias de hoje, praticam o ato sexual com regularidade para a obtenção de prazer sexual, inicialmente.
O comportamento Homossexual e Bissexual em espécies não humanas vai desde sexo, namoro, afeição e parentalidade entre animais do mesmo sexo. Uma pesquisa feita em 1999, pelo pesquisador Bruce Bagemihl, mostrou que o comportamento Homossexual já foi observado em 1500 espécies, desde primatas a vermes intestinais, sendo que, foi bem documentado em 500 deles. Sendo que, o comportamento Homossexual e Bissexual é maioritariamente registado em espécies sociais.
Uma das espécies em que a Homossexualidade ocorre com exclusividade, é na espécie da ovelha doméstica, Ovis Aries. Cerca de 10% dos carneiros machos só aceitam acasalar unicamente com outros carneiros machos.
O registo de acasalamento e até pares românticos Homossexuais são bastante vastos nos animais. Os relacionamentos Homossexuais entre os elefantes africanos por exemplo, chegam a ser mais duradouros que os relacionamentos Heterossexuais.
Os golfinhos apresentam um comportamento Homossexual muito grande, sendo que as fêmeas costumam a colocar o bico nos órgãos genitais de outras, simulando uma penetração, e, os machos esfregam os pênis uns nos outros e, ocasionalmente praticam sexo anal.
A homossexualidade nos pinguins é provavelmente o caso mais conhecido pelo público e estudado na natureza, iniciado há mais de 1 século. Casais de pinguins Gays é muito comum! Em 2020 na Holanda, um casal Gay de pinguins roubou um ovo de um casal Heterossexual, na tentativa de chocar e terem os proprios filhos.